MINI COOPER
O Mini surgiu em 1957 pela mão de Sir Alec
Issigonis, o seu objectivo era criar um veículo de quatro lugares com dimensões
reduzidas. Para obter tais dimensões o motor foi colocado transversalmente em
relação à linha de eixos do automóvel e recorreu à tracção ás rodas dianteiras
(pouco comum nessa altura). Assim desta forma o peso e as dimensões eram muito
reduzidas, o que com motores 1000, 1275 e 1300c.c. o que lhe permitia
prestações muito aceitáveis. O Mini era um
carro muito ágil em manobras apertadas!
Para além disso a forma como as suspensões foram idealizadas inicialmente
em borracha, mas mais tarde são Hydrolostic e as jantes de apenas 10 polegadas
permitiam que estes elementos não ocupassem tanto espaço como os outros carros
da época. E também a forma como o habitáculo foi construído (o tablier central
e e os inúmeros espaços para arrumações) permitia que as pessoas se sentissem
dentro de um carro de dimensões bastante maiores, e fazendo com que este carro
fosse bastante engraçado, económico, agradável e que se tem mantido um
"mito" na história dos automóveis até aos dias de hoje.
Algumas datas importantes na história do Mini :
1957
Devido ao pedido de Leonard Lord a Sir Alec Issigonis de construir um
carro de dimensões contidas (3,6 m) mas que consiga combater com carros de
maiores dimensões nasce o Mini. O primeiro carro sai da fábrica no dia 8 de
Maio
1959
No dia 26 de Agosto de 1959 o Mini foi
apresentado ao publico como Austin Seven e Morris Mini Minor à venda por 496
libras. Todos os modelos tinham um motor com 848cc e travões de tambor à frente
e a trás. As versões DeLuxe tinham 3 instrumentos e janelas
1960
Ao modelo Saloon juntaram-se as "versões carrinha",
Countryman, Traveller, Van e Pickup. Surgiu também aquele Mini que foi
desenvolvido para uso militar mas que acabou por surgir para público, o Mini Moke.
1961
Devido aos pedidos apesar de Sir Alec Issigonis achar que o mini não
deveria ser um carro de elites nem um carro de corridas, pelas mãos de John
Cooper é fabricado o primeiro Cooper, o 997 foi lançado em Setembro com um
motor de 55 cavalos . O Cooper tinha travão dianteiro de disco de 7" e
tambor traseiro também de 7''. O motor do Cooper era um 848cc "puxado"
com o curso do piston aumentado de modo a aumentar a cilindrada.
1963
Em Março deste ano é lançado o Cooper S 1071cc com 70cv de potência e
discos de travão dianteiros de 7,5''. A produção do Cooper 997cc é terminada em
Dezembro.
1964
Em Janeiro foi lançado o 998cc Cooper, com 55cv, mas um motor com um
curso mais curto que o 997cc o que implicou maior fiabilidade. Outros dois
novos modelos foram lançados em Março: o 970 S e 1275 Cooper S . A produção do
Cooper 1071S foi terminada em Agosto. O Cooper 998 tinha um motor de 1 litro
completamente novo e o 1275 S foi o passo seguinte para o Cooper S ao ter 76cv
que lhe permitiam uma aceleração dos 0-100km/h em apenas 11.2 segundos e um
binário que lhe permitia uma boa resposta a qualquer rotação. O 970 S era um
puro corredor construído para poder correr na classe de 1 litro tendo sido
produzidos menos de 1000 no tempo total de produção desde 1964-65. Uma das
alterações de peso que afectaram toda a gama foi a introdução da suspensão
Hydrolastic.
1967
O Mini MkI foi substituído pelo MkII o que veio trazer um vidro traseiro
maior e um faróis de trás mais quadrados e maiores.
1968
A produção do Mini Moke é
interrompida. Posteriormente é retomada noutros países. A meio do ano a caixa
passa a ser totalmente sincronizada.
1969
Com a introdução do Mini Clubman, os
ultimos Cooper MKII 1275 S e Cooper 998 foram construídos. O novo motor 998cc
debitava apenas cerca de 30cv. A suspensão de cones de borracha foi
reintroduzida em todos os modelos. Podiam-se comprar Minis com motores de 850cc,
998cc e os Mini Clubman vendiam-se com motores de 850cc, 998cc, 1098cc e1275cc.
As vendas do Mini ultrapassam os dois milhões de unidades.
1970
Todos os Minis seguiram o Clubman e passaram a ter vidros de subir por
manivela, deixando de ter bolsas de arrumação nas portas. É lançado em Março o
Cooper 1275 S MKIII que é em tudo semelhante ao MkII, diferindo nas dobradiças
das portas que passam a não estar visíveis e os nomes Austin e Morris deixam de
ser usados e usa-se apenas o BL de British Leyland. Todos os modelos passam a
ter caixa de velocidades totalmente sincronizada.
Só os Minis produzidos no
estrangeiro, como por exemplo o Italiano B39 Innocenti Cooper ou o Ibérico MINI
1275 GT, tiveram ainda o motor do MkII S até 1975 pois em Julho de 1971 a produção
do Cooper 1275cc S MkIII é terminada. O motor do Cooper 998 era encontrado no
B38 MINI 1001.
1972
A caixa de velocidades deixou de ser por controlo indirecto e passou a
ser directo. O Mini Clubman 1275 GT recebeu
discos de freio de 8" e rodas de 12". Vendas ultrapassam três milhões
de unidades.
1976
Os sub-chassis frontais passaram a ser montados em borrachas a partir
daqui. O Mini recebeu também o motor 1098cc.
1981
O Mini Van, PickUp, Clubman, os 1275cc de série A e
o motor de 1098cc foram terminados. Neste ano, o motor Série A plus do Metro
foi introduzido no Mini. De 1981 até 1989 não houve nenhum motor 1275cc
construído pela fábrica sem ser os da Era Turbo em 1988.
1984
Em Maio deste ano, os ultimos Minis com rodas
de 10'' saíram da fábrica. Foi o renascimento da suspensão para 12'' do Mini Clubman 1275 GT.
1986
O motor de 850cc foi terminado.
1988
Falece Sir Alec Issigonis, criador do Mini.
1989
Para comemorar os 30 anos do Mini, numa festa em Silverstone é
apresentada ao público a edição especial Mini 30 assim como o Era Mini Turbo,
com jantes de 13'' e uma carroçaria modificada.
1990
Apesar de ter sido pensado como uma série especial limitada a 1000
unidades o primeiro Rover Mini Cooper saiu das linhas de produção com 63
cavalos havendo também um Cooper S disponível por encomenda com 78cv. Neste ano
foram também fabricadas as séries Mini Racing Green,
Mini Flame Red, Mini Check Mate e Mini Studio 2.
1991
O primeiro motor de injecção construído pela fábrica saiu nos Rover
Cooper 1.3i que tem além do motor novo duas faixas no capôt e faróis
suplementares. O Mini é votado pela revista
Autocar como o "Melhor carro de todos os tempos".
1993
A produção total de Minis excede
agora os 5.270.000 carros.
1996
O último Mini 1275cc é apresentado à
imprensa no dia 1 de Outubro. As modificações incluíam o radiador na frente do
motor o que implicava um novo painel frontal, sistema de injecção multiponto de
2 pontos, volante estilo MGF com Airbag, portas reforçadas com barras de
protecção e cintos com pré-tensores. O distribuidor foi também alterado por
causa do novo alternador.
O Novo Série A tem o maior binário de sempre, mas é estrangulado pela
rácio do diferencial de 2.71:1. O filtro de óleo é agora ao pé da embraiagem
2000
No dia 4 de Novembro sai da linha de produção o ultimo Mini. No dia 24 de Dezembro falece John Cooper.
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mini-cooper/#ixzz1zaU6A0Hb
Curta:
Facebook.com/projetoplacapreta
Siga:
@projplacapreta
Comente
Nenhum comentário:
Postar um comentário